Extremamente disseminada, a acne afeta pelo menos 80% dos adolescentes e 40% dos adultos¹. Para controlar a oleosidade, prevenir acne e evitar as manchas que podem surgir como consequência, pensamos automaticamente em cremes e tratamentos, mas esquecemos que a higiene facial diária é a primeira medida para prevenir imperfeições na pele, como cravos e espinhas.

Alguns sabonetes ou géis de limpeza agressivos, com ingredientes abrasivos, podem levar à sensibilidade do rosto, causando descamação e ressecamento da pele, prejudicando sua barreira de proteção natural. Por isso, é essencial que a limpeza seja eficaz, mas ao mesmo tempo respeite a barreira de proteção da pele.

1   F. Ballanger and B. Dréno, “Acné,” EMC (Elsevier Masson SAS, Paris), Traité de Médecine Akos. pp. 2–0650, 2010
2  IPSOS, France, 12 July 2019
Woman touching her pimples

Três pontos-chave da pele acneica

Espinhas e cravos estão ligados a três fenômenos típicos da pele oleosa e que atuam juntos:

Excess of sebum

1. A pele produz muito sebo

A hiperseborreia (produção excessiva de oleosidade) é típica na pele oleosa e geralmente ocasiona poros dilatados. O sebo é produzido em excesso e também de pior qualidade. Mais espesso, mais irritante, favorecendo a obstrução dos poros que leva aos cravos e espinhas.

Pores get clogged

2. A pele fica mais espessa

Na pele oleosa e com tendência a acne, as células da pele tendem a se multiplicar (hiperqueratinização) e obstruir os poros, criando as condições ideais para a formação de imperfeições como cravos e espinhas.

 

Bacteria convert in pimples

3. Bactérias se desenvolvem

O acúmulo de sebo em poros obstruídos, com pouco oxigênio, cria o ambiente perfeito para a proliferação de Cutibacterium acnes, o culpado por trás das espinhas.

woman looking at her reflection

Muito se fala que as espinhas estão vinculadas à falta de higiene, mas isso é mentira. Na verdade, a proliferação da acne pode estar relacionada até com o uso do sabonete errado para seu rosto. A melhor forma de ter menos espinhas e cravos é adotar a rotina certa e completa, desde a limpeza até os cuidados, além de qualquer tratamento que o seu médico dermatologista tenha prescrito.

A higiene diária desempenha um papel importante em todos os tipos de acne e ainda mais na acne inflamatória², desde que o produto de limpeza seja adaptado às necessidades da pele oleosa e com tendência a acne. O limpador deve agir sobre o excesso de sebo e evitar que os poros fiquem entupidos, para que não se formem cravos e espinhas. Existem dois tipos de higiene da pele acneica:

  • Um limpador suave, contendo um agente de limpeza que não agride a pele e que efetivamente reduz o excesso de oleosidade e elimina as impurezas do rosto - Como Sébium Gel moussant.
  • Um limpador queratolítico é capaz de refinar a pele, esfoliar levemente a superfície para desobstruir os poros e ajudar na redução da acne - Como Sébium Gel moussant actif.

 

Lembrando que nenhuma dessas higienes, até as queratolíticas, devem irritar ou sensibilizar seu rosto. Você sabia que muitas vezes essa irritação da pele acneica durante o tratamento e rotina de cuidados acaba sendo desencadeada pela higiene agressiva ou excessiva da pele? Isso acaba prejudicando a adesão do tratamento de skincare que pode ser confundido como o culpado pelo ressecamento da pele.

Procure sempre um produto agentes de limpeza suaves, ativos específicos para pele oleosa como o ácido salicílico e ácido glicólico, além de ingredientes naturais e hidratantes, sem esquecer: não pode ter parabenos, álcool, mentol, corante ou qualquer outro agente que irrite sua pele.

Limpar o rosto com acne é um passo fundamental para seu skincare. Escolher o gel de limpeza certo é decisivo, como acabamos de ver. No entanto, a frequência da limpeza também é importante. Com a pele oleosa e com acne, muitas vezes tudo o que queremos fazer é remover todos os vestígios de imperfeições (sebo, brilho, manchas, tom de pele irregular e etc), mas lavar muito intensamente ou com muita frequência pode danificar a função de barreira protetora da pele e sensibilizá-la, especialmente se um produto agressivo for usado.

clock in a bathroom

A frequência certa para limpeza:

  • Duas vezes por dia, de manhã e à noite
  • Usar agentes de limpeza suaves formulados especificamente para peles oleosas e com tendência a acne
  • Escolher limpadores que contém ingredientes ativos queratolíticos (AHA & BHA), toda vez que você tiver poros obstruídos, cravos e espinhas, até que eles desapareçam.
  • Melhore os resultados do skincare ajudando a regulação do pH da pele com o double cleasing - sempre use o gel de limpeza e após, uma água micelar para tirar qualquer resquício de maquiagem, protetor solar ou impureza que tiver no rosto. Recomendamos Sébium H2O, a água micelar antioleosidade, que não necessita de enxágue após o uso, tá bom?

  • Higiene diária com enxágue

    Pele mista a oleosa Pele com tendência acneica

    Patente D.A.F.™

    Sébium Gel moussant Actif

    Gel de limpeza purificante intensivo. Desobstrui poros e reduz acne.

    Para quem?

    Adultos, Adolescentes

  • BIODERMA foto produto, Sebium Gel moussant 500ml, gel de limpeza para pele oleosa
  • Higiene diária com enxágue

    Pele mista a oleosa

    Patente D.A.F.™

    Sébium Gel moussant

    Gel moussant: Gel de limpeza suave e purificante. Remove as impurezas e controla o brilho.

    Para quem?

    Adultos, Adolescentes

  • BIODERMA foto produto, Sebium H2O 500ml, água micelar para pele com tendência acneica
  • Higiene diária sem enxágue

    Pele mista a oleosa Pele com tendência acneica

    Tecnologia Micelar

    Sébium H2O

    A água micelar dermatológica antioleosidade

    Para quem?

    Adultos, Adolescentes

  • Sébium Night Peel 40ml | Sérum renovador para peles oleosas
  • Skincare noturno

    Pele mista a oleosa

    Patente Fluidactiv™

    Sébium Night Peel

    Sébium Night Peel: Sérum concentrado renovador para pele oleosa e acneica

    Para quem?

    Adultos, Adolescentes