Bioderma Brasil | Pele sensível ou intolerante

Allez au contenu Allez à la navigation

Pele sensível ou intolerante

Conheça melhor sua pele sensível ou intolerante

Share

Uma pele sensível é caracterizada por desconforto no rosto, podendo ser acompanhado ou não de eritema (vermelhidão). Este desconforto inclui sensação de picada, repuxar, calor ou mesmo sensação de queimadura e por vezes prurido (coceira). É frequente a pele sensível apresentar uma menor tolerância à aplicação de produtos cosméticos no rosto.

Nesta seção
  1. Como identificar uma pele sensível ou intolerante?
  2. O que está na origem da sensibilidade da pele?
  3. Quem é afetado e o que isso significa?
  4. As características e sintomas da pele sensível
  5. Necessidades da pele sensível
Pele sensível ou intolerante

Como identificar uma pele sensível ou intolerante?

Uma pele sensível ou intolerante é mais reativa a estímulos do que uma pele normal ou seja, chamamos ela de hiper-reativa. Passa por sensações de desconforto, coceira, repuxamento ou irritação. Por vezes, acompanhadas por vermelhidão, estas sensações desconfortáveis surgem como resposta a diferentes tipos de estímulos que numa pele normal não desencadeariam esse tipo de resposta.
Diferentes estimulos podem gerar a resposta hiper-reativa da pele sensível ou intolerante. Esses estímulos podem vir tanto isolados como combinados e podem ser:
. Externos: radiação UV, calor, frio, vento, diferenças de temperatura, fricção, cosméticos, sabão, álcool ou tabaco, depilação,
. Internos: stress, emoções, ciclo menstrual, alimentos condimentados, fatores genéticos

Uma pele sensível ou intolerante reage a estímulos que não afetam outros tipos de pele. Esta hipersensibilidade resulta de uma redução do limiar de tolerância. Quanto maior a sensibilidade, menor é o limiar de tolerância. No caso da pele sensível, a reatividade manifesta-se de forma transitória. Quando falamos de uma pele intolerante, a reatividade é constante ou crônica, com um limiar de tolerância próximo de zero.

O que está na origem da sensibilidade da pele?

A redução do limiar de tolerância e a consequente sensibilidade exacerbada da pele é causada por dois fatores principais:

  • Em primeiro lugar, a epiderme de uma pele sensível ou intolerante apresenta a sua função barreira alterada. Isto favorece a desidratação da pele e, principalmente, a penetração de agentes potencialmente irritantes.
  • Também é provável que as peles sensíveis liberem uma maior quantidade de certos neuromediadores através das terminações nervosas superficiais e de citocinas pro-inflamatórias (substâncias segregadas pelas células da pele). Estas substâncias estarão na origem dos fenómenos de sensibilidade. A pele sensível e intolerante também é caracterizada por uma produção aumentada de radicais livres.

Quem é afetado e o que isso significa?

 Estima-se que cerca de um terço da população adulta sofra com hiper sensibilidade da pele. As mulheres são mais afetadas do que os homens. No Brasil, cerca de 50% das mulheres afirmam ter pele sensível e entre os homens cerca de 30%  identificam sua pele como sensível.

Fatores genéticos podem ser responsáveis por deixar a pele mais sensível. Por exemplo, pessoas de peles mais claras são mais sucetívies a desenvolver sensibilidade na pele. No entanto, ter a pele clara não necessáriamente implica em ter uma pele sensível.

Geralmente a sensibilidade tende a diminuir com a idade. Peles de bebes ou crianças ainda não desenvolveram todas as suas defesas naturais, por isso tendem a ser mais sensíveis.

Uma pele sensível também pode ser resultado de uma patologia cutânea. Rosácea, eczema, dermatite seborreica, entre outras condições de pele podem causar sensibilidade

A pele sensível também pode ter um mpacto psicológico na vida do indivíduo, já que a hiper sensibilidade pode atrapalhar atividades do dia a dia.

Para finalizar, a hiper sensibilidade da pele também pode afetar o tratamento de outras condições de pele um vez que os tratamentos para esses problemas de pele podem não ser bem tolerados pelas peles mais sensíveis.

As características e sintomas da pele sensível

A hiper sensibilidade da pele pode se manifestar em diferentes graus e gerar problemas de pele distintos. Os quadros podem variar desde ma pele sensivel com vermelhidão que é caracterizada por um estado passageiro de sensibilidade até um caso mais crônico, presistente, como a rosácea.

A pele pode ser:

Necessidades da pele sensível

Para restaurar a pele sensível ao seu estado natural deve-se:

  • Restaurar a barreira protetora da pele
  • Reduzir o ressecamento e hidratar
  • Aliviar o desconforto
  • Reduzir a vermelhidão e as irritações
  • Reduzir a inflamação
  • Evitar o uso de cosméticos não adaptados
  • Recomendável usar produtos hipoalergênicos
  • Usar produtos específicos para a pele sensível