Devido ao clima tropical, as peles mistas e oleosas são predominantes no Brasil, atingindo cerca de 70% da população.

O cuidado para esse tipo de pele vai muito além da higiene com sabonete específico. Aliás, aqui você vai aprender que a limpeza excessiva pode ter o efeito reverso e aumentar a oleosidade. 

Essa informação te surpreende? Então prepare-se para desmistificar muitas informações e aprender o que realmente importa para começar ou melhorar a sua rotina de skincare.

Bioderma - woman with oily skin

A ideia de que o aumento de sebo na pele se dá por falta de higiene é falsa. Claro que o acúmulo de resíduos na pele pode ser um fator causador de espinhas e outras infecções, mas os fatores que podem causar oleosidade excessiva são muitos. Conheça alguns deles:

  • Lavar o rosto excessivamente: o primeiro mito a ser derrubado é o que diz que para eliminar a oleosidade, basta lavar o rosto várias vezes ao dia. Mesmo usando produtos adequados ao seu tipo de pele, este hábito pode prejudicar a barreira de proteção da pele e causar o temido efeito rebote. Ou seja, a pele vai produzir mais sebo para suprir o ressecamento;
  • Não higienizar a pele corretamente: a limpeza é fundamental para o equilíbrio da pele. Além de desobstruir os poros, o uso de produtos adequados pode contribuir a longo prazo para fortalecer a barreira protetora e reduzir cravos e espinhas;
  • Usar produtos inadequados: por mais que você cumpra todas as etapas fundamentais do skincare, ao utilizar produtos indicados para outros tipos de pele, a oleosidade pode aumentar. É importante escolher fórmulas não-comedogênicas e com ativos que ajudem a prevenir os sintomas indesejados;
  • Se expor excessivamente ao sol: uma das causas da acne é a radiação presente nos raios solares, portanto, é indispensável que quem possui pele mista ou oleosa faça o uso diário de protetor solar. Além disso, as glândulas sebáceas ficam mais ativas em dias de sol, o que contribui para a obstrução dos poros.  
  • Manter má alimentação: a nossa saúde, como um todo, começa na alimentação. Com o maior órgão do corpo, não seria diferente. Outro mito importante a ser esclarecido é que existem alimentos específicos que causam espinhas, como o chocolate, mas, na verdade, o excesso de sal, açúcar, gordura e industrializados reflete diretamente no aspecto da pele. O melhor caminho é investir em uma alimentação balanceada e rica em nutrientes;
  • Negligenciar a hidratação: quem tem a pele oleosa, muitas vezes, tende a pensar que não é necessário o uso diário de hidratante. Essa prática faz com que a pele produza mais sebo e, consequentemente, apresente mais cravos e espinhas. Outra hidratação importante é a do corpo. Sim! Beber água em quantidade adequada também é fundamental para a saúde da pele;

Também existem outras razões que podem causar oleosidade excessiva, como fatores genéticos ou hormonais. Os desequilíbrios hormonais, especificamente, são mais comuns entre as mulheres, já que passam por diversas alterações ao longo da vida, como a menstruação, gravidez e menopausa.

your-skin_sebium-sensitive_How-do-you-eliminate-acne

Pele mista ou oleosa? Aprenda a identificar.

Embora sejam tipos diferentes de pele, ambas possuem uma característica em comum: a produção excessiva de sebo. Se você está aqui, provavelmente possui oleosidade na pele em algum nível, por isso, antes de mais nada, a recomendação mais importante é que você consulte sempre um médico dermatologista para avaliar e indicar um cuidado personalizado.

Dito isso, também é fundamental frisar que nossa pele pode variar entre os diversos tipos, seja com o passar dos anos, fatores externos ou outras condições, como as citadas acima.

Ok, mas quais são as características que diferenciam as peles mistas das oleosas? Apesar de muitas pessoas terem dificuldade de identificar as diferenças, não é tão complicado assim. As peles oleosas apresentam aspecto brilhante, poros dilatados por todo o rosto e tendência à acne, enquanto as peles mistas possuem as mesmas características apenas na testa, nariz e queixo, a famosa “zona T”.

Além de ser a primeira etapa da rotina de cuidados, a higienização correta também é uma das mais importantes. Um produto ideal para peles mistas e oleosas deve promover ação de frescor, ajudar no controle da produção de sebo e prevenir a formação de cravos e espinhas. A Bioderma possui dois géis de limpeza para peles com oleosidade, o Sébium Gel Moussant e o Sébium Gel Moussant Actif. Vamos conhecer mais sobre eles? VAMOS!
 

  • Sébium Gel Moussant: mais recomendado para as peles mistas, o gel de limpeza possui componentes como o sulfato de zinco e sulfato de cobre, que controla a oleosidade imediata em 68% e a duradoura em quase 50%, além de prevenir a acne, acalmar, suavizar e purifica a pele em 95%. Sua fórmula ultra suave e sem sabão respeita o equilíbrio da pele;
  • Sébium Gel Moussant Actif: o produto é uma inovação para peles oleosas e acneicas, pois promove uma higiene intensa que reduz 32% da acne em 4 semanas e respeita profundamente a barreira natural da pele. Ele combina dois ativos renovadores  - Ácido Glicólico e Ácido Salicílico – para limpar profundamente e iluminar a pele, desobstruindo os poros em 72% e acelerando a renovação celular, sem deixar a pele descamando.

Já mencionamos acima a importância da hidratação para manter a pele equilibrada, mas, é importante se atentar à composição e textura na hora de escolher um hidratante. 
O Hydrabio Sérum é ideal para todos os tipos de pele, inclusive as que apresentam oleosidade. A sua textura ultraleve e fórmula enriquecida com Ácido Hialurônico hidrata profundamente sem pesar. Ele combina a patente Aquagenium™ e poderosos ingredientes ativos hidratantes (Ácido Hialurônico, Xilitol e Glicerina) para estimular 3 mecanismos de hidratação, ajudando a reter a água na pele. O resultado é 24h de hidratação, pele 85% mais macia, além da prevenção de rugas e linhas finas.
 

Você já compreendeu que o efeito da radiação pode ser muito prejudicial para as peles com tendência à oleosidade e à acne, por isso, o seu uso é indispensável. Mas, alguns filtros solares podem ter componentes que aumentam a oleosidade ou, por conta da sua textura pesada, obstruem os poros. Daí a importância de escolher um produto com fórmula compatível ao seu tipo de pele. 


A Bioderma possui duas ótimas opções para peles mistas e oleosas. A primeira delas é o Photoderm Nude Touch, proteção solar com filtros 100% minerais com cobertura natural. Ele promove 8h de proteção com acabamento em pó.
Já o Photoderm Cover Touch é um protetor solar indicado para peles mistas e oleosas com altíssima cobertura, ideal para disfarçar marcas de acne. Ele também oferece 8 horas de proteção com efeito matificante, tudo isso com uma textura não-comedogênica que deixa a pele respirar.


Os dois possuem características em comum: a fórmula com ativos que ajudam a controlar a oleosidade e prevenir a acne e a melhorar o aspecto da pele, como o Ácido Salicílico, que suaviza a textura da pele e aumenta a luminosidade, e a patente Fluidactiv ™ combinada com Capriloil Glicina, que regula a quantidade e a qualidade do sebo produzido dia após dia e, assim, evita o aparecimento de imperfeições.
 

  • BIODERMA foto produto, Sebium Gel moussant 500ml, gel de limpeza para pele oleosa
  • Limpeza diária com enxágue

    Combinação para pele oleosa

    Patente D.A.F.™

    Sébium Gel moussant

    Gel moussant: Gel de limpeza suave e purificante. Remove as impurezas e controla o brilho.

    Para quem?

    Adultos, Adolescentes

  • Limpeza diária com enxágue

    Pele oleosa a pele acneica

    Patente D.A.F.™

    Sébium Gel moussant Actif

    Gel de limpeza purificante intensivo. Desobstrui poros e reduz acne.

    Para quem?

    Adultos, Adolescentes

  • Skincare diário

    Pele sensível desidratada

    Patente Aquagenium™

    Hydrabio Sérum

    O sérum fortalecedor que hidrata em profundidade, de forma instantânea e duradoura.

    Para quem?

    Adultos, Adolescentes

  • Proteção clássica

    Combinação para pele oleosa

    Patente Bioproteção Celular™

    Photoderm NUDE Touch SPF 50+ Teinte Claire

    NUDE TOUCH FPS 50+: Proteção solar 100% mineral com cobertura natural para peles mistas, oleosas e acneicas.

    Para quem?

    Adultos

    Sabe o que é mais importante no cuidado com a pele? Disciplina!

    Embora existam ingredientes muito eficazes na composição dos dermocosméticos, a constância e o uso correto que vão fazer com que os resultados sejam visíveis.

    Usando os passos básicos acima, que contemplam a higiene, hidratação e proteção solar, você já poderá observar resultados em poucas semanas de uso. Em média, após 30 dias consecutivos de uso, seu rosto terá menos cravos e espinhas e a biologia da pele ficará cada vez mais equilibrada. 

    Você já tem um guia do que fazer, mas também é fundamental saber o que não é recomendado para quem quer ter uma pele mais saudável:

    • Nunca esprema os cravos e espinhas. Além de poder causar cicatrizes permanentes, esta prática leva bactérias para o rosto, aumentando o risco de infecções mais sérias; 
    • É muito comum que as pessoas com peles mistas e oleosas usem maquiagem no dia a dia, seja para ajudar a matificar a pele ou para cobrir marcas de acne. Não existe nenhuma contraindicação do uso destes produtos, mas dormir de make não dá, né? Os resíduos acumulados nos poros podem agravar os sintomas e causar ainda mais cravos e espinhas;
    • Partículas esfoliantes podem ser excelentes aliados na limpeza deste tipo de pele, mas esfoliar a pele em excesso vai destruir a barreira natural de proteção e deixar sua pele vulnerável. O mesmo serve para escovas e esponjas esfoliantes. Sempre converse com um médico dermatologista para não exagerar na frequência de uso;
    • Receitas caseiras podem até funcionar por um tempo, mas elas não são milagrosas e ainda podem causar um efeito negativo na sua pele. Quando você investe em um dermocosmético, tem a certeza de que foram realizados testes com todos os componentes e são respeitadas proporções. Mais uma vez, é importante conversar com um médico dermatologista e usar o bom senso na frequência de soluções feitas em casa.

    A Bioderma tem uma plataforma feita especialmente para você compreender o que cada ingrediente dos produtos pode fazer em benefício da sua pele. Acesse ask-naos.com.br e não deixe de se cadastrar no Clube Naos, nosso programa de fidelidade. Com ele, você garante ,

    descontos exclusivos na compra de dermocosméticos, fica sabendo dos lançamentos antes de todo mundo e muito mais. Clique aqui e faça parte!