A produção excessiva de melanina pode ter algumas causas, mas, você sabia que a consequência desta condição - as manchas escurecidas - podem ser suavizadas com o cuidado adequado? 

Neste texto, você vai aprender um pouco mais sobre as causas da hiperpigmentação e a importância de proteger peles com manchas dos raios UV e da luz azul

Manchas escurecidas no rosto são motivo para preocupação?

Peles hiperpigmentadas ou com manchas escurecidas são aquelas que produzem melanina em excesso. Isso acontece de forma multifatorial, como por exposição ao sol e às luzes artificiais, estresse, alterações hormonais e poluição.

Mas, caso você esteja com alguma mancha na pele, é importante, ou melhor, fundamental, procurar um médico para avaliação, seja para a indicação da melhor rotina de cuidados ou até mesmo para investigar e diagnosticar se há algo de errado com sua saúde.

 

Como as manchas no rosto se formam?

Você já aprendeu que as marcas escurecidas são causadas por excesso de melanina, mas, o que faz esse acúmulo acontecer em áreas específicas do rosto?

Em resumo, elas surgem por um desequilíbrio. Uma das causas mais comuns é a exposição solar e é ela que usaremos como exemplo para explicar. Quando nossa pele recebe uma quantidade excessiva de radiação, os melanócitos (células produtoras da melanina), têm o reflexo de produzir maior quantidade como forma de defesa da pele.

 

Back of a woman under the sun

Isso significa que o sol é vilão? 

É praticamente impossível falar de skincare sem mencionar os danos que os raios solares podem causar à pele, mas, você sabe quais são os benefícios que o astro-rei proporcionam à nossa saúde?

Ele é uma importante fonte de vitamina D e tem influência direta no humor e na qualidade do sono. É claro que tudo isso também interfere na aparência da nossa pele. Mas, e quanto aos raios UV, por quê são tão nocivos?

Você já entendeu a razão das manchas aparecerem, mas, a radiação em excesso também contribui para o envelhecimento precoce, acne, desidratação e queimaduras. 

Não precisamos nem falar do quão importante é usar protetor solar todos os dias, né? Mas, existe radiação somente no sol?

 

Luzes artificiais também podem causar manchas. Entenda!

Luz visível ou luz azul são sinônimos da radiação causada por lâmpadas de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores. Cada vez mais, usamos a tecnologia ao nosso favor, o que nos faz ficar horas expostos a essa radiação.

A exposição intensa faz com que essa radiação penetre profundamente todas as camadas da pele: a epiderme, a derme e o subcutâneo. Na prática, essa exposição faz com que a pele produza radicais livres devido à oxidação dos lipídeos, além de prejudicar a produção de colágeno.

O resultado de tudo isso é uma pele mais sensível ao envelhecimento precoce e com maior tendência às manchas.

 

Todo protetor solar é eficaz contra a radiação do sol e da luz visível?

 A maioria dos filtros de proteção solar são eficazes para os raios UVA e UVB, que são encontrados nos raios solares. Mas, e o que fazer para manter a proteção vinda das telas?

Um conselho simples que pode ajudar é tentar reduzir o seu tempo usando estes gadgets, mas, se você já tem manchas na pele, é essencial usar um produto com proteção também para a luz azul.

Diferente de muitos outros protetores solares, ele possui em sua composição uma mistura de ativos e pigmentos que criam uma proteção física para a radiação das lâmpadas de led.

 

  • Proteção específica

    Pele hiperpigmentada Manchas causadas pela luz azul

    Proteção Luz Azul

    Photoderm M Pele Clara - Claire

    Protege, clareia manchas, uniformiza e matifica

    Para quem?

    Adultos, Mulheres com manchas solares

  • Proteção específica

    Pele hiperpigmentada Pele hiperreativa propensa a vermelhidão e irritação Manchas causadas pela luz azul

    Proteção Luz Azul

    Photoderm M Pele Morena - Dorée

    Protege, clareia manchas, uniformiza e matifica

    Para quem?

    Adultos, Mulheres com manchas solares

  • Proteção específica

    Pele hiperpigmentada Manchas causadas pela luz azul

    Proteção Luz Azul

    Photoderm M Pele Morena Mais - Brun

    Protege, clareia manchas, uniformiza e matifica

    Para quem?

    Adultos, Mulheres com manchas solares

    Produto da Bioderma como usar o produto passo a passo

    O Photoderm M FPS 50+ é uma base clareadora com FPS que protege, clareia manchas, uniformiza e matifica a pele. 

    Ele acaba de ser reformulado e agora, além do FPS 50+, fator ideal para o rosto, ele filtra de 61% a 66% a luz azul visível emitida por fonte natural e artificial (aparelhos digitais), combatendo o aparecimento e a recorrência de manchas na pele. A sua fórmula é enriquecida com o ativo uniformizador Glabridina e ativos antioxidantes. Outra novidade deste relançamento é que agora ele está disponível em três tonalidades. 

    O Photoderm M não apenas protege a pele da radiação, como previne que outras manchas apareçam. Em testes realizados, foi comprovado que ele controla o aparecimento de marcas escurecidas em 96% dos indivíduos e ainda reduz a intensidade das manchas já existentes. 

    Por ser uma base, o produto também disfarça essas marcas, deixando a pele uniforme e protegida por 8 horas, sendo necessário a reaplicação somente se houver contato com água ou após a prática de atividade física intensa.

    Gostou de saber mais sobre o cuidado com a sua pele? Então continue ligado aqui no blog e faça já o seu cadastro no Clube Naos. Nele, você garante as melhores ofertas, ganha brindes e descontos e muuuuitos outros benefícios. Tá esperando o que? Clique aqui e aproveite!