bioderma-your-skin_pigmentbio_c-concentrate_woman_mirror

A hiperpigmentação é um processo da pele, no qual ela passa a produzir mais pigmento do que o comum, basicamente. E há uma série de fatores que podem causar isso, sabia? Tanto internos, quanto externos. Poluição, exposição ao Sol sem protetor solar, gravidez, processos inflamatórios causados por acne adulta e alterações hormonais são as várias causas. Mas o tratamento que a gente apresenta aqui é único, funcional e comprovado dermatologicamente. 

Todos esses efeitos atuam direta ou indiretamente na produção de melanina no corpo. A melanina é a capacidade da pele de produzir cor. E se algo não está bem, o resultado dos estímulos pode ser de forma não-uniforme. Pense que há dois momentos importantes para uma skincare: a limpeza e a hidratação. E aqui, a gente vai cuidar da hiperpigmentação nos dois pontos-chave da derme:

 

Lembra que a gente falou que a melanina dá cor à pele? O processo de pigmentação da derme funciona de duas formas, embora os efeitos ou cores das manchas possam variar de vermelho ao preto. São elas a construtiva e a facultativa. Se a primeira está relacionada à genética, na segunda, a melanina é sintetizada e catalisada a partir da exposição aos raios solares, ultravioletas. Por isso, o Sol é um dos fatores que mais empodera a pele a produzir a melanina. E esse processo todo de melanogênese tem quatro etapas. 

Primeiro, os raios UV e, principalmente UVB, penetram da epiderme e estimulam a tirosinase e seus mediadores. A tirosinase é a enzima responsável pela produção da melanina, principalmente. Ah, importante lembrar que processo todo ocorre na célula melanócito. A melanina, por sua vez, é transferida para os queratinócitos e, consequentemente, para a superfície da pele. Então, acontece a coloração dos trechos da derme. Sabe qual é a parte mais importante aqui? Renovar a estrutura celular para que as manchas desapareçam e você tenha um bronze uniforme.
 

Pele renovada é sinônimo de pele brilhante, tá? E pele hidratada é uma pele saudável, por isso a hidratação aqui tem um papel-chave. 

Limpar profundamente a pele faz com que os melanócitos tenham um papel orgânico e saudável. Assim, eles não vão produzir quantidades irregulares de melanina. E os dermocosméticos da linha Bioderma Pigmentbio podem te ajudar bastante nesse processo, viu? Porque são testados dermatologicamente, agindo de forma assertiva e cuidadosa nas manchas mais escuras e desiguais da hiperpigmentação. 

 

bioderma-your-skin_pigmentbio_c-concentrate_woman_sun

A hiperpigmentação não poupa ninguém, né? Agora, vamos descobrir os principais tipos de manchas que podem ocorrer na pele. Importante dizer aqui que, caso você perceba o crescimento ou escurecimento de uma parte da pele muito anormal, é importante procurar um dermatologista. Por isso a Bioderma tem uma equipe incrível desenvolvendo cada gama para trazer para você a melhor solução, sempre. 

1. O que é melasma? 

O melasma também é conhecido pelo nome de cloasma. E está presente na vida das mulheres principalmente, mas não só, por conta dos efeitos hormonais da idade fértil. E também no puerpério. O melasma surge no rosto e em outras partes da pele expostas ao Sol. E pode se agravar dependendo da falta de proteção, mas também conta aqui com uma predisposição genética que pode catalisar seus efeitos. 

Aliás, os fatores que podem aumentar a probabilidade de surgimento de melasma são: antecedentes genéticos, exposição à radiação ultravioleta e também luz visível, doenças endócrinas – na tireoide ou decorrentes de condições do ovário –, ação hormonal pré e pós gravidez. Ah, a ação de alguns medicamentos também pode favorecer seu surgimento, como antiepilépticos, por exemplo. 

 

2. Hiperpigmentação pós-inflamatória

A hiperpigmentação pós-inflamatória, como o próprio nome sugere, surge a partir de um processo inflamatório da pele, seja por lesão ou irritação. 

E aqui, há uma vasta possibilidade de ocorrência, infelizmente, a sua pele pode apresentar manchas depois de uma picada de inseto, queimadura ou até procedimentos dermatológicos mal realizados, como tratamentos a laser. Ainda, a hiperpigmentação pode surgir a partir da aplicação exagerada de cosméticos, sem recomendações dermatológicas. Alergias? Sim, um produto ou o seu uso regular pode favorecer seus aparecimentos. Nesse caso, a pele reage como se tivesse passado por um processo de peeling químico, que substâncias cruciais e vitaminas são drenadas, causando vermelhidão e outras manchas mais escuras. 

E os homens também precisam cuidar da pele, viu? A hiperpigmentação não acontece só em mulheres. Infelizmente, as manchas podem surgir independentemente da idade. 

- A hiperpigmentação é a segunda razão mais comum de consultas em um dermatologista entre pessoas de pele pigmentada.

- 65% dos afro-americanos, 53% dos latinos e 47% dos asiáticos consultam um dermatologista devido à hiperpigmentação a partir de cicatrizes de  acne.  

bioderma-your-skin_pigmentbio_c-concentrate_woman_face

3. Lentigo ou manchas de Sol

O lentigo é como são chamadas as manchas de Sol, popularmente. E normalmente, surgem nas mãos, ombros, peito, rosto e braços. Caso você não use protetor solar, elas podem aumentar consideravelmente. 

E sim, as manchas surgem a partir da ação externa, ou seja, solar, mas a luz do computador e de outras telas também pode impactar no seu surgimento, sabia? 

- 90% dos caucasianos e asiáticos apresentam manchas de Sol.

- O surgimento das manchas é mais comum depois dos 50 anos, por isso é fundamental estimular a produção de colágeno, que dá brilho à derme. 

bioderma-your-skin_pigmentbio_c-concentrate_woman_stains

4. Axilas escuras e outras áreas íntimas 

E aqui, os principais fatores responsáveis pelo escurecimento da pele são: depilação e atrito. Ainda, roupas que não favoreçam a transpiração da derme também podem agravar o problema, tanto das axilas e da virilha. 

E a linha Pigmentbio tem um queridinho para ajudar a clarear. Confira abaixo nossa gama de dermocosméticos desenvolvida especialmente para o tratamento e a prevenção de todos os tipos de manchas na pele. Contém brilho, viu?

bioderma-your-skin_pigmentbio_c-concentrate_woman_arms

  • Skincare diário

    Pele hiperpigmentada

    Tecnologia LumiReveal™

    Pigmentbio Daily care SPF 50+

    O 1º clareador antioxidante com vitamina C e alta proteção solar¹

    Para quem?

    Adultos

  • BIODERMA foto produto, Pigmentbio Foaming cream 200ml, gel de limpeza para pele pigmentada
  • Higiene diária com enxágue

    Pele hiperpigmentada

    Dermopatente™

    Pigmentbio Foaming Cream

    Higiene diária clareadora para o rosto & corpo

    Para quem?

    Adultos

  • Skincare noturno

    Pele hiperpigmentada

    Tecnologia LumiReveal™

    Pigmentbio Night Renewer

    O 1º Cuidado clareador e firmador noturno com Vitamina C + Peptídeo antiidade¹

    Para quem?

    Adultos

  • Cuidados complementares

    Pele hiperpigmentada

    Tecnologia LumiReveal™

    Pigmentbio C-Concentrate

    Sérum concentrado clareador & antioxidante

    Para quem?

    Adultos