Bioderma Brasil | Glossário Dermatológico

Allez au contenu Allez à la navigation

Glossário Dermatológico

Glossário Dermatológico

Conheça os termos usados na dermatologia de A a Z com o nosso glossário dermatológico: Os termos indispensáveis para melhor compreender os mecanismos por tras das alterações que ocorrem na pele e como agem os produtos dermatológicos.

CÉLULAS DE LANGERHANS

Células presentes na epiderme que desempenham um importante papel no sistema imunitário.

COLÁGENO

Proteína fibrosa presente na derme, sintetizada pelos fibroblástos. Contribui para a resistência, tonicidade e elasticidade da pele

COMEDOGÊNESE

Processo biológico que gera o aparecimento dos comedões ("cravos").

COMEDÃO

Imperfeição cutânea que contém sebo. Existem dois tipos: o comedão aberto ou "cravo" e o comedão fechado ou "microquisto".

CORNEÓCITOS

Células da camada córnea (camada superior da epiderme) cuja função principal é de proteção frente às agressões externas.

CAMADA BASAL

Camada mais profunda da epiderme. A camada basal é constituída por uma única fila de células ligadas entre si por pontes intercelulares ou desmossomas. A camada basal também é chamada camada germinativa (suas células estão em divisão constante e é a partir delas que tem origem as diferentes células presentes na epiderme).

CAMADA CÓRNEA

É a camada mais superficial da epiderme e é composta por um número variável de filas de células ou corneócitos (células achatadas que formam uma estrutura lamelar e que naturalmente se  destacam ao longo do tempo). Tem uma função protetora da pele.

CAMADA GRANULOSA

Esta camada localizada entre a camada mucosa e a camada córnea é constituída por algumas filas de células achatadas e granulosas.

CAMADA MUCOSA

Também designada por camada de Malpighi, esta camada da epiderme localiza-se entre a camada basal e a camada granulosa. É constituída por diversas filas sobrepostas de queratinócitos.