Bioderma Brasil | Pele seca a muito seca

Allez au contenu Allez à la navigation

Pele seca a muito seca

Conheça melhor sua pele seca ou muito seca

Share

Sensação de repuxamento, coceira, pele áspera, descamação. Uma pele seca ou muito seca manifesta-se através de um desconforto no rosto e no corpo, particularmente após o banho. Mal nutrida, a pele não consegue desempenhar de forma eficaz sua função de barreira. Uma pele ressecada de forma constante caracteriza um tipo de pele específico, o que não deve ser confundido com uma pele que apresenta ressecamento passageiro, nesse caso estamos falando de uma pele desidratada.

Nesta seção
  1. Como reconhecer uma pele seca ou muito seca?
  2. Quais são as causas do ressecamento cutâneo?
  3. Como distinguir uma pele seca de uma pele desidratada?
  4. Quem pode afetar?
Pele seca a muito seca

Como reconhecer uma pele seca ou muito seca?

A pele seca define-se primeiramente por sensações. A pessoa sente a pele desconfortável, repuxar, eventualmente áspera e sente conforto com a aplicação de um cuidado hidratante. Os sintomas podem eventualmente ser acompanhados por coceira e sensação de queimadura. O médico dermatologista considera que uma pele é seca (está com xerose) de acordo com alguns critérios que consegue observar objetivamente: uma pele sem brilho, sinais clínicos de descamação, "pele rachada", por vezes inflamação e uma perda de elasticidade. As irregularidades da superfície da pele se agravam a medida que o ressecamento fica mais intenso/crônico. As peles secas favorecem o aparecimente de eczema. Este surge frequentemente nas bochechas e nos braços de crianças com o ressecamento crônico (no quadro de uma dermatite atópica). Dentre os graus de ressecamento da pele, podemos distinguir os seguintes:                                                                                                                                                   

  •  Pele seca: desconforto passageiro, repuxar ligeiro, descamação ligeira
  • Peles muito secas: desconforto e repuxamento marcados, descamação intensa, fissuras, gretas
  • Xerose pré-atópica: pele áspera e rugosa, irritações ligeiras.

Quais são as causas do ressecamento cutâneo?

A pele saudável está naturalmente protegida à superfície pelo filme hidrolipídico, constituído principalmente por água e lípidos (sebo). Impermeável, ele protege a pele das agressões externas e evita a perda de água. Quando a camada superior da epiderme tem esse filme protetor comprometido, ela não consegue desempenhar de forma eficaz sua função de barreira e deixando a pele com sensação de desconforto. Ao contrário da pele desidratada, o ressecamento cutâneo é um estado crónico devido à uma disfunção, em geral, de ordem genética. Trata-se de um tipo de pele como a pele oleosa, sensível. Mas além do ressecamento crônico, existem estados de ressecamento provocados por fatores externos, climáticos, ambientais, causados por patologias (da tiróide, diabetes, carências nutricionais) e/ou tratamentos médicos.

Como distinguir uma pele seca de uma pele desidratada?

A pele seca ou muito seca é um tipo de pele particular. É um estado permanente marcado por repuxamento generalizado do rosto e do corpo causado por alterações na barreira cutânea. A pele apresenta deficiência de água e lípidos. O fenômeno da pele desidratada pode observar-se em todos os tipos de pele em ou outro momento. É um fenómeno reversível e temporário caracterizado por repuxamento localizado e pontual. Desconfortável, rugosa e por vezes com descamação, a pele apenas apresenta défice em água.

Quem pode afetar?

Alguma pessoas nascem com a pele seca como resultado da sua herança genética. Também é importante perceber que, em função da idade, a pele sofre alterações: a pele é mais seca na infância, torna-se mais oleosa na adolescência e volta a ser mais seca com o avançar da idade (as glândulas sebáceas e sudoríparas tornam-se menos ativas). O envelhecimento cutâneo natural provoca um estreitamento da epiderme devido ao desacelarar da renovação celular e a camada córnea torna-se mais espessa.