Bioderma Brasil | PERGUNTAS FEITAS PELOS CONSUMIDORES

Allez au contenu Allez à la navigation

Pele irritada com coceira e atópica

Perguntas dos consumidores

Share

Para saber mais sobre peles irritadas com prurido e as peles atópicas, confira as respostas dos dermatologistas às perguntas feitas pelos consumidores BIODERMA.

É importante consultar seu médico dermatologista para ter o diagnóstico correto da condição da sua filha. Mas, evite banhos muito prolongados, use na higiene produtos relipidizantes e sem sabão e hidrate a pele dela  de 1 a 2 vezes por dia com bálsamos nutritivos adaptados às peles atópicas vendidos em farmácias, que podem ser usados nos bebês.

A prevenção deve ser a maior preocupação de pais com crianças "em risco", isto é, que tem pelo menos um dos pais atópicos. Nesses casos, sabe-se por exemplo, que é importante evitar o contato com pêlos de animais nas primeiras semanas de vida. No que diz respeito ao tratamento, as crises de eczema devem ser tratadas com anti-inflamatórios dermocorticóides prescritos por seu médico dermatologista. A alteração da barreira cutânea deve ser tratada diariamente com cuidados hidratantes e relipidizantes.

Não há contra indicação de uso da piscina para atópicos. No entanto, é necessário tomar algumas precauções a fim de evitar crises: usar um cuidado hidratante antes de entrar na piscina, fazer a higiene com um produto sem sabão e aplicar novamente o hidratante após o banho.

Vários fatores geram atopia. O principal fator é sem dúvida a predisposição genética que torna a pele mais seca e mais permeável do que a pele saudável. Outros fatores de natureza ambiental intensificam o ressecamento desta pele que já é geneticamente mais frágil. Entre esses fatores podemos citar a utilização de produtos não adaptados na hora do banho, alergias diversas por exemplo a ingredientes cosméticos, alergias a certos alimentos, etc. Portanto, o eczema atópico não é apenas uma patologia alérgica, mas antes de mais nada, uma patologia genética. Desta forma, as crianças com risco aumentado de desenvolver atopia (aquelas com pelo menos um dos pais atópicos) devem usar cuidados hidratantes com regularidade a pele a fim de prevenir o aparecimento do eczema.

A atopia é uma condição com componente genético que propicia o desenvolvimento de diferentes patologias: alergias alimentares, eczema atópico ou asma. Existem outras formas de eczema que não são atópicos. Por exemplo o eczema de contato que é uma alergia que se manifesta sem causas de natureza atópica.

Uma pele sensível é uma pele que tolera mal a aplicação de cuidados locais  e apresenta sensação de queimadura ou desconforto cutâneo muito frequentes. É frequente a pele atópica ser sensível, mas a sensibilidade é igualmente encontrada em muitas outras patologias dermatológicas.

As alergias alimentares às vezes podem agravar quadros de atopia. Contudo esta situação é bastante rara e deve ser confirmada através de testes específicos realizados por um médico especialista. De posse dos resultados, poderá ser recomendado evitar o alérgeno alimentar. No entanto, para a grande maioria dos casos de atopia em crianças de 5 anos, não existem recomendações particulares no que diz respeito à alimentação.